quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Concurso Nacional de Leitura - oitava edição



8ª Edição do CNL 2013 – 2014

Tal como em anos anteriores e levando em conta a intenção de promover a leitura nas escolas, o Plano Nacional de Leitura (PNL), em articulação com a Direcção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) e com a Rede das Bibliotecas Escolares (RBE), promove, no ano letivo de 2013 / 2014, a 8ª Edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).
O objetivo
O objetivo central deste concurso é estimular o treino da leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário. 
inscrições

Neste concurso podem participar todos os alunos do 3.º CEB e do Ensino Secundário, através do correto preenchimento da ficha de inscrição, disponível na Biblioteca Escolar.
O concurso tem três fases: 1.ª fase – Eliminatória; 2.ª fase – Final Distrital e 3.ª fase – Final Nacional.
·  Primeira fase de seleção (14 de janeiro de 2014) – Eliminatória a realizar na escola.
Serão selecionados os três melhores alunos de cada categoria para participarem na Final Distrital.
·  Final Distrital – (final de abril de 2014) – que terá lugar numa Biblioteca Municipal do distrito de Aveiro, a definir. Serão selecionados os melhores alunos de cada categoria para representarem o distrito de Aveiro na Final Nacional.
Na primeira fase, a prova (escrita) pretende avaliar os conhecimentos dos participantes sobre as obras selecionadas. As eventuais situações de ex aequo serão desempatadas através de um questionário oral.

Os livros de leitura obrigatória para a 1ª fase (14 de janeiro) são:
3º ciclo        “Um fio de fumo nos confins do mar” – VIEIRA, Alice
Ens. Sec.      “O retrato de Dorian Gray” WILDE, Oscar

Os livros para a Final Distrital, serão divulgados oportunamente pela organização do CNL.


Sem comentários:

Enviar um comentário